Gerenciamento de Poços

Gerenciamento do Sistema do Poço

É um conjunto de atividades e serviços necessários para manter o abastecimento de empresas que possuem poços tubulares profundos e dependem da água captada para manter em funcionamento os seus processos de produção ou seus serviços especializados.

Os serviços de Gerenciamento propostos pela Agua Brasil têm o objetivo de garantir o funcionamento contínuo e manter a capacidade produtiva do poço tubular, minimizando o prejuízo proveniente de interrupções indesejadas. O conjunto de atividades propostas pela Agua Brasil é dirigido para o acompanhamento diário da produção e do comportamento hidrogeológico de cada poço localizado na área do cliente.

Este procedimento tem o objetivo principal de manter as condições regulares de uso de cada poço, mediante a utilização de intervenções técnicas preventivas, reduzindo as possibilidades de paralisação e buscando o aumento da vida útil de cada poço .

A implementação destas medidas contribui para a garantia da sustentabilidade das reservas de água subterrânea, que é a maior preocupação dos órgãos públicos gestores deste recurso.

Atividades Incluídas no Gerenciamento

  • Assessoria – Através do levantamento dos dados geológicos, construtivos e de produtividade de cada poço. Recomendações para adequação às exigências legais.
  • Planejamento – Estudo das variáveis físicas, técnicas e econômicas; Avaliações e recomendações de procedimentos.
  • Manutenção do Sistema – Implementação de um programa de manutenções preventivas, emergenciais e corretivas a ser realizado no poço e sistema de filtro.
  • Monitoramento – Visitas técnicas mensais, aferições periódicas dos parâmetros hidrogeológicos dos poços e das constantes elétricas dos sistemas de bombeamento.
  • Gestão técnica dos dados – Emprego dos dados levantados para otimização do regime de utilização do poço.
  • Gestão qualitativa da água – Caracterização e acompanhamento do perfil qualitativo da água do poço.
  • Desinfecção dos reservatórios – Limpeza da caixa de água 2 vezes ao ano, analise de água após a saída do reservatório, assinado por responsável técnico.
  • Gestão legal do sistema – Fornecimento de assessoria para elaboração de processos necessários para atendimentos das exigências dos órgão públicos gestores.
  • Atividades técnicas de campo – Limpeza, desinfecção, retirada e instalação do equipamento de bombeamento do poço; retrolavagem no sistema de filtro e limpeza tres vezes ao ano.


Para o desenvolvimento destas atividades, as equipes de campo da Agua Brasil utilizarão os seguintes equipamentos: sondas rotopneumáticas, munck palfinger, torres modulares com guinchos motorizados, compressores de ar Ingersoll e Atlas Copco, além de ferramental específico. Os mecanismos de bombeamento e de aferição volumétrica (bombas submersas, quadros de comando e hidrômetros) terão o funcionamento monitorado mensalmente.

Todas as atividades serão especificadas em relatório técnico mensal, em que se poderá avaliar o comportamento e a produção individualizada de cada poço.

Solicite uma apresentação pessoal. As equipes das áreas técnica e comercial avaliam as condições do seu empreendimento e a possibilidade de implantação do sistema de Gerenciamento de Poços.